domingo, 21 de agosto de 2022

Blog

 Matemática que se vê

 Esse blog consta todo o processo de desenvolvimento do projeto de produtos notáveis, feito em parceria com o professor Ayrton Barboni, que trouxe a ideia às dependências da Fatec São Caetano do Sul para que fosse posta em prática. O modelo de postagem do blog é dividido em 1 a 2 semanas, período que a equipe do projeto possui para produzir os entregáveis.

Semana 0 (27/05 - 03/06)

Compreensão do caso

Estudo da matéria de produtos notáveis, em suas primeiras 7 modalidades. O professor Ayrton Barboni compareceu à Fatec Antônio Russo para apresentar a ideia do projeto. Ele apresentou o problema e, em seguida, fez uma demonstração aos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (AMS-ADS) utilizando seus modelos físicos, no qual é detalhado todo o processo de estruturação das expressões algébricas dos sete tipos de produtos notáveis possíveis de serem demonstrados no mundo real, tendo em vista que os outros exemplos ultrapassam as três dimensões percebidas pelo ser humano, o que poderia dificultar o aprendizado ao apresentar um conceito demasiadamente abstrato ao aluno.

Em seguida, o professor explicou à equipe a maneira como o sistema a ser desenvolvido interagirá com os alunos, simulando o processo de interação de um usuário com o software.

Definição dos papéis

Gustavo Almeida Carvalho(Scrum Master: DBA. Analista de Sotware)
Pedro Henrique Peruzzi Vanderlei(PO: Gerente de Projeto, Dev)
Nathan Morais Adriano da Silva(Dev: mobile)
João Gabriel Ávila Ruiz(Dev: Web)
Yago Cauan de Oliveira Silva (Dev)

 

Semana 1 (04/06 - 11/06)

Apresentação do Pitch

O orientador do projeto prof. Carlos Veríssimo atribuiu à equipe a elaboração de um Pitch para apresentação no dia 10/06 contendo as seguintes informações em relação ao projeto:

  • Apresentação dos membros da equipe
  • Situação problema
  • Principais requisitos
  • Solução proposta
  • Canal de comunicação (Blog)

Modelo Canvas

 

 

Modelo de Arquitetura

 

 Modelo Entidade Relacionamento

 

Semana 2 (12/06 - 26/06)

Prototipação e PoC 

A equipe produziu uma prototipação do projeto para apresentação como preparação para demonstração ao cliente principal do projeto.

 Prototipação 

Por fim durante essa semana também foi feita a prototipação das telas e o esquema que devem seguir no funcionamento da aplicação android.
 

 PoC (Proof of Concept)

Essa fase tem como objetivo a demonstração de uma aplicação desenvolvida pela equipe, envolvendo o funcionamento inicial e protótipo de estruturação do projeto. 

Durante a semana foram feitos testes para colocar a aplicação no Heroku. A aplicação consiste em um serviço de teste para demonstrar a conexão em um serviço de hospedagem. O teste pode ser acessado a partir do link: https://herokutestapifatec.herokuapp.com/rest-api/sentenca
 

Semana 3 (05/08 - 19/08)

Modelo de Gestão do Projeto

Definimos o formato de  gestão da equipe. A equipe adotou a metodologia ágil com o Scrum, orientado pelo professor Leandro Ramos, docente da disciplina de Gestão Ágil do curso. A plataforma Trello foi escolhia como ferramenta para organização das tarefas e as equipes passaram a apresentar o andamento do projeto a cada duas semanas, de modo a colher feedback e definir as metas futuras.

 

Semana 4 (20/08 - 01/09)  

Início do desenvolvimento 

API

Para o início do desenvolvimento da API, que tem como objetivo oferecer um serviço com a fórmula completa para que outras aplicações a utilizem, foram desenvolvidos os modelos de representação dos recursos, sendo eles:
 
  • Termo: composto por uma incógnita e seu coeficiente;
  • Monômio: Conjunto de um ou mais termos;
  • Polinômio: Conjunto de monômio;
  • Sentença: Membros da direita e esquerda da igualdade, representados por dois polinômios.
 
Nessa semana, foram desenvolvidos os métodos para criar e manipular os termos , assim como a lógica de relacionamento entre os termos e os monômios.

Unity

 De modo a representar os modelos desenvolvidos pela API, a primeira versão do modelo responsável pela representação e manipulação dos elementos visuais e interativos que os usuário do sistema terão contato, foi dado início ao desenvolvimento da aplicação em Unity, uma ferramenta para criação de jogos. No contexto desse projeto, a aplicação será responsável por transformar os dados recebidos pela API das fórmulas em modelos visuais e interativos para os alunos realizarem a montagem dos desafios.

 

Semana 5 (02/09 - 08/09)

Reunião com o Cliente

A equipe marcou uma reunião com o professor para apresentar o que havia sido desevolvido até o momento, de forma a colher feedback se a equipe estava no caminho correto, assim como os próximos passos a serem seguidos. A equipe apresentou a aplicação desenvolvida com um modelo gráfico de representação da fórmula mais básica dos produtos notáveis, o quadrado da soma. Além disso, através de um brainstorm que envolveu todas as equipes, a equipe propôs uma ideia ao cliente, após analisados os pontos de dor do público ao qual o projeto visava atender, com a realização de exercícios pelos aluno ao término do desenvolvimento de um produto notável, de modo a reforçar o conteúdo aprendido através da montagem do modelo interativo. A ideia foi desencorajada pelo cliente, uma vez que poderia colocar o aluno sobre a pressão de ter que respondê-lo corretamente, consequentemente frustrando o aluno e desviando do propósito da aplicação.

 

Semana 6 (09/09 - 22/09)

Análise de viabilidade


Apesar da equipe ter começado a explorar a ferramenta Unity para que pudesse ser capaz de entregear um produto viável para produção, após uma conversa com um docente do curso que possui conhecimento da ferramenta e do universo de criação de jogos, e equipe foi encorajada a refazer um estudo de viabilidade, tomando em conta o uso da ferramenta para modelagem das fórmulas.
 
Percebeu-se que a implementação de um sitema interativo com gráficos orientados a modelos em 2D e 3D através da ferramenta Unity era inviável, visto que o treinamento necessário para que a equipe adquira competência para a criação de uma aplicação de forma a contemplar os requisitos de modelagem gráfica faria com que a entrega do projeto atrasasse. Além disso, a ferramenta Unity, voltada para o desenvolvimento de modelos gráficos, prinicipalmente utilizada em jogos, está fora do escopo do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, uma vez que envolve outra área de estudo.
 

Mudanças nos requisitos

 

De forma a viabilizar a entrega do projeto, a equipe propôs uma solução alternativa ao foco inical que o projeto visava atender. A solução envolvia o desenvolvimento de um novo recurso no sistema, uma sala de aula. 

A sala de aula consiste em uma nova atividade, não obrigatória ao aluno, que envolve outro ator no sistema, o professor que seria responsável por adicionar exercícios aos alunos em uma sala de aula. O aluno entraria na sala através do código da sala para responder aos exercícios postados pelo seu professor. Essa atividade se integraria ao sistema de gamificação da aplicação, a fim de fornecer pontos ao aluno para cada exercício concluído corretamente.

O recurso foi aprovado e validado para que a equipe começasse sua implementação.

Mapa do Site

Web

Mapa de site web 
Mobile

 Mapa de site mobile

 

Segunda versão da prototipação

Prototipo v2.png 

  Protótipo v2 (1).png 


Semana 7 (23/09 - 30/10

Diagramação dos novos requisitos

Diagrama Entidade Relacionamento

 

Diagrama de entidade relacionamento de exercício 

Diagrama de Classes

 

Diagrama de classes 

 

Semana 8 (14/10 - 20/10)

API de desafios

A API de desafios atua como a aplicação fundamental do sistema é responsável por criar uma conta simples para o aluno utilizá-lo e gerenciar os desafios associados aos alunos, bem como mostrar seus respectivos badges(emblemas). Os desafios de um aluno são criados juntamente com a criação do próprio aluno. Os principais endpoints servem para inciar, atualizar o progresso e encerrar um desafio.

A documentação da API encontra-se no link https://documenter.getpostman.com/view/19837990/2s8YsryEEU

 

Semana 8 (14/10 - 20/10)

Desenvolivimento das funcionlidades essenciais

Nessa semana, foram desenvolvidas as interfaces iniciais da aplicação mobile, de forma a contemplar os recursos desenvolvidos pela API dos desafios. O sistema de gamificação do aplicativo também foi implementado, de forma a aumentar a pontuação e nível do aluno de acordo com os desafios resolvidos.

https://raw.githubusercontent.com/produtosmontaveis/AMS-ADS-GR-3-DOC/main/assets/prototypes/current_challenge_detail.png challenges_list.png profile.png


Semana 9 (07/11 - 21/11)

Implementação da sala de aula

Após o desenvolvimento das funcionalidades principais do app, a equipe encaminhava-se para os momentos finais do MVP. A funcionalidade da sala de aula foi implementada de forma a disponibilizar ao aluno os exercícios a serem resolvidos em sua sala de aula.

 exercises_done.png exercises_done.png

account_not_verified.png not_in_classoom.png 


Semana 10 (28/11 - 02/12)

Caso de Teste

Após a validadação com o orientador do curso, foi proposto o desenvovimento de um plano de teste inicial, para que ele pudesse testar uma funcionalidade do software. 


 


 

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